sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Carpaccio de salmão ao molho Ponzú


Não sei bem o motivo, mas sempre imaginei que qualquer prato da comida japonesa seria complexo demais para se fazer em casa. Especialmente para alguém como eu, com pouca experiência na cozinha e sem nenhuma ascendência oriental. Na verdade, passei longe dos hashis boa parte da minha vida. Experimentei sushis, sashimis e Cia. na adolescência, depois de vencer aquele velho preconceito contra peixe crú.
Com o tempo, esse distanciamento foi sendo rompido e a minha relação com a culinária japonesa teve um final feliz: hoje em dia, é uma das minhas comidas temáticas preferidas. E, como já me sinto suficientemente íntima, estou pronta para arriscar alguns passinhos em casa! Se você sente o mesmo, este prato pode ser uma boa dica: carpaccio de salmão com molho shoyu e gengibre. Quem me passou foi o capixaba Luis Paulo Ramos, chef do restaurante japonês Aoyama, de São Paulo.
Para escolher o peixe, Luís Paulo diz que é bom dar aquela apertadinha no corpo para ver se está firme — o ideal é que, após apertar, ele volte rapidinho ao normal — e se o aroma está agradável — o certo é que exale “cheiro de mar” e não outro cheiro forte. Ele também recomenda observar se a aparência do peixe está boa, se os olhos estão brilhantes e se as brânquias estão rosadas ou avermelhadas — indicações de que ele está bom. Ou você pode pedir o peixe sem espinhos e sem a pele na peixaria.
Com o salmão rosadinho em casa, já deixe separada uma faca bem afiada para cortá-lo. Segundo o chef, a parte mais macia do peixe é a barriga. A parte mais próxima do rabo, apesar de aproveitável, é a que tem mais cartilagem e é um pouco mais dura. Para facilitar o corte, deixe o salmão no freezer por cerca de 30 minutos.
Outros itens para ter em mãos na hora da receita: o líquido mirin, uma espécie de saquê doce, usado para culinária; e hondashi, um tempero a base de peixe, equivalente, digamos, a um caldo de galinha em pó. O mais provável é que você encontre estes ingredientes em casas especializadas em comida japonesa. Bom, vamos à receita, que serve bem cerca de 3 pessoas. Quem experimentar diga como ficou!
Ingredientes
100 gramas de salmão sem pele
50 ml de shoyu
20 ml suco de um limão
20 ml mirin
1 colher de café de hondashi
2 colheres de café de gengibre ralado
Modo de preparo
Deixe o salmão por cerca de 30 minutos no freezer antes de cortá-lo — assim ele ficará mais firme, facilitando o corte. Fatie o salmão em lâminas bem finas e coloque os pedaços delicadamente em um prato. Em outro recipiente, misture o shoyu, o suco de um limão, o mirin, o hondashi e o gengibre ralado e reserve na geladeira por 20 minutos. Regue o salmão com o molho. Se preferir, salpique um pouco de cebolinha e de gergelim. Sirva bem gelado.